top of page

Apresentação

Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997; em Peniche, Portugal, em 2000; em Alagoas, Brasil, em 2003; em Madrid, Espanha, em 2006; em São Paulo, Brasil, em 2010; em Burgos, Espanha, em 2015, em Esquel, Chubut, Argentina, em 2017 e, o último, em São Paulo, em 2019. O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV.EIAS (2003). Desde então, as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, 2016 e 2018 respectivamente, nas cidades de Campo Grande/ Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul; São Paulo/SP;  Garanhuns/Pernambuco,  Belém/Pará, São Paulo e Blumenau/Santa Catarina. 

Os eventos anteriores continuaram apontando para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores ocupados com esta Teoria. Desse modo, o 8°ENAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e não formais.

O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa,

razão pela qual não serão considerados trabalhos fora dessa temática.

8ºENAS 

8º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Data: 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023

Local: Universidade Federal de Pernambuco, campus do Agreste, Caruaru, PE

Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997; em Peniche, Portugal, em 2000; em Alagoas, Brasil, em 2003; em Madrid, Espanha, em 2006; em São Paulo, Brasil, em 2010; em Burgos, Espanha, em 2015, em Esquel, Chubut, Argentina, em 2017 e, o último, em São Paulo, em 2019. O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV.EIAS (2003). Desde então, as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014, 2016 e 2018 respectivamente, nas cidades de Campo Grande/ Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul; São Paulo/SP;  Garanhuns/Pernambuco,  Belém/Pará, São Paulo e Blumenau/Santa Catarina. 

Os eventos anteriores continuaram apontando para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores ocupados com esta Teoria. Desse modo, o 8°ENAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e não formais.

O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa,

razão pela qual não serão considerados trabalhos fora dessa temática.

bottom of page