Apresentação

          Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos
fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997, em Peniche, Portugal, em 2000, em Alagoas, Brasil, em 2003, em Madrid, Espanha, em 2006, em São Paulo, Brasil, em 2010 em Burgos, Espanha, em 2015 e em dezembro de 2017 ocorreu a oitava edição, na cidade de Esquel, Chubut, na Argentina.

 

          O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV.EIAS, realizado em 2003, em Alagoas. Desde então as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016 respectivamente, nas cidades de Campo Grande/Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul, São Paulo/SP; Garanhuns/Pernambuco; Belém/Pará e São Paulo/SP.

 

          Os eventos anteriores continuaram apontando para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores ocupados com esta Teoria. Desse modo, o 7°ENAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem em contextos formais e não formais.
 

© 2013 by apsignificativa. All rights reserved.