top of page

Trabalhos

PERÍODO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

15 de fevereiro a 15 de abril de 2014.

PRORROGADO para 30 de abril de 2014 (não haverá nova prorrogação)

 

 

 

 

UTILIZAR esta MATRIZ para redação do trabalho a ser submetido: download

 

NORMAS GERAIS PARA O ENVIO DE TRABALHOS:

O Encontro é especificamente voltado para a Teoria da Aprendizagem Significativa e os trabalhos apresentados deverão ser pertinentes ao tema, à proposta e aos objetivos do 5º ENAS. 


As Sessões de Comunicação Oral e Painel serão organizadas de acordo com as temáticas mais frequentes para favorecer o debate, aprofundamento e articulação das diferentes pesquisas e/ou relatos de experiências. O Evento foi pensado como um espaço de interação entre os diferentes profissionais participantes para apresentação e discussão de relatos de experiência e de investigação, objetivando um estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas educativas, investigativas e ao aprofundamento teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa. Ressalta-se, portanto, que trabalhos fora da temática do Evento não serão aceitos.

 

As submissões são feitas exclusivamente através da plataforma. Ao submeter o trabalho pelo menos um dos autores deverá se inscrever no evento e fazer o pagamento da taxa de inscrição. Esta taxa não será devolvida em caso de não aceitação do trabalho. Lembramos que cada participante pode ser primeiro autor de no máximo dois trabalhos e que não são limitadas a participação como coautor.

 

MODALIDADES DE TRABALHOS: 

Os trabalhos submetidos e aprovados pelo Comitê Técnico-Científico serão apresentados em sessões de:

 

  • Comunicação Oral: texto relativo a trabalho completo (08 a 10 páginas) como resultado final de pesquisa ou como artigo com desenvolvimento teórico;

    • VERSÃO FINAL => de 08 a 11 páginas

  • Painel: texto (04 a 06 páginas) relativo à pesquisa em andamento (resultados parciais) e ou relato de experiências de ensino, sempre fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa.

    • VERSÃO FINAL => de 04 a 09 páginas

  • O Painel deve ser confeccionado com 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverão ter uma alça para pendurar.

 

ATENÇÃO: Em caso de trabalhos coletivos, os arquivos deverão ser enviados apenas pelo autor principal e conforme as normas abaixo especificadas.

 

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS: 

Os textos submetidos às sessões de Comunicação Oral, devem contemplar relatos de pesquisas já finalizadas e deverão conter introdução, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências. Caso caracterizem-se como artigos teóricos devem conter introdução, desenvolvimento, discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências.

 

Os textos encaminhados para as sessões de Painel, mesmo quando apresentarem resultados parciais de pesquisa ou relato de experiências, apesar do menor número de páginas, devem ter organização similar aos textos submetidos como Comunicação Oral: introdução, fundamentação teórica, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências.

Para estimular a participação de professores, inclusive os da Educação Básica, a Comissão Organizadora está prevendo uma sessão específica para relato de experiências.

 

NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS:

ATENÇÃO: TRABALHOS FORA DA FORMATAÇÃO SOLICITADA NÃO SERÃO AVALIADOS/PUBLICADOS.

 

UTILIZAR esta MATRIZ para redação do trabalho a ser submetido: dowload

 

As duas modalidades de trabalho – Comunicação Oral (8 a 11 páginas)  e Painel (04 a 09 páginas) – podem ser escritas e apresentadas em português ou espanhol e devem ser encaminhadas com:

 

Título do trabalho: digitado em caixa alta, negrito e letra Verdana em tamanho 10;

Autoria: (que não será informada aos pareceristas) anunciando – com letra Verdana, SEM negrito e caixa alta – nome (fonte 10), instituição e email (fonte 8) de todos os autores, um abaixo do outro;

Resumo e Abstract: até 200 palavras com letra Verdana em tamanho 9, espaço simples;

Palavras-chave e Keywords: de 3 a 5 palavras.

 

Demais orientações para a formatação para o corpo do texto (comunicação oral e painel):

  • Papel tamanho A4;

  • Margens superior e inferior = 2,5cm;

  • Margem esquerda = 2,5cm; - margem direita = 2,0cm;

  • Fonte VERDANA tamanho 10, sendo resumo, abstract, quadros e tabelas com fonte VERDANA tamanho 09;

  • Espaço entre linhas 1,5;

  • Alinhamento justificado;

  • Páginas SEM numeração;

  • Título em letra maiúscula e centralizado;

  • Nome do(s) autor(es) em letra maiúscula (fonte VERDANA, tamanho 10), sendo instituição (sigla) e e-mail  (letra minúscula, fonte VERDANA, tamanho 08).

    • nome do(s) autor(es) e dados institucionais CENTRALIZADOS

  • Quadros, tabelas, gráficos e figuras devem seguir as normas do IBGE: as legendas dos quadros e tabelas devem ser colocadas ACIMA dos mesmos e, dos gráficos e figuras ABAIXO. Tanto o conteúdo como as legendas devem ser apresentados com fonte 09.

  • PAINEL: deve ser confeccionado com 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverão ter uma alça para pendurar.

  • As referências deverão ser apresentadas conforme as Normas da ABNT em vigor.

 

 

ENVIO DE TRABALHOS:

Os trabalhos devem ser enviados junto com a inscrição e exclusivamente pelo item "INSCRIÇÕES" do menu, em arquivos salvos da seguinte maneira:

 

  • Comunicação Oral: arquivo nomeado “sobrenome do autorCORAL.doc.”. (EX: moreiraCORAL.doc).

  • Painel: arquivo nomeado “sobrenome do autorPAINEL.doc”. (Ex: moreiraPAINEL.doc)

 

ORIENTAÇÃO para o caso de submissão de 2 (dois) trabalhos: 

Participantes que encaminharem dois trabalhos como autor principal (número máximo permitido) deverão fazê-lo em arquivos separados e numerando os arquivos ("sobrenomedoautorCORAL.doc"; "sobrenomedoautor1CORAL.doc",). Essa orientação vale também para autores que submeterem artigos em modalidades diferentes como, por exemplo: (moreiraCORAL.doc e moreira1PAINEL.doc). Não há limite para submissão como co-autor.

 

SELEÇÃO DOS TRABALHOS:

Serão aceitos somente trabalhos referentes à temática do Encontro, dentro das normas apresentadas. Os critérios de seleção dos textos levarão em conta a fundamentação teórica, a argumentação, a consistência e a coerência teórico-metodológica.

 

Todos os trabalhos serão analisados por dois pareceristas, sem identificação do(s) autor(es) e os aprovados por apenas um dos pareceristas serão submetidos a um terceiro parecerista, para desempate.Os resultados serão divulgados até o dia 30 de junho de 2014 e os recursos poderão ser encaminhados à Comissão Técnico-Científica até 48 horas após a divulgação.

 

Os autores dos trabalhos não aprovados pelo Comitê Técnico-Científico não terão o dinheiro da inscrição devolvida que, por sua vez, garante a sua participação no Evento e o recebimento das Atas. 

 

PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS NOS ANAIS DO EVENTO:

A inclusão dos textos nos Anais 5º ENAS (a ser disponibilizado online) está condicionada à sua apresentação no Evento que, por sua vez, só poderá ser feita pelo autor principal ou por um dos co-autores inscritos.

 

UTILIZAR esta MATRIZ para redação do trabalho a ser submetido: download

bottom of page