Trabalhos
PERÍODO DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS:
15 de junho até 15 de julho de 2023
UTILIZAR esta MATRIZ para redação do trabalho a ser submetido: download
NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS na modalidade COMUNICAÇÃO ORAL:
As sessões de Comunicação Oral serão de 1:30h e poderão acontecer como Plenária, sessão única, ou em Sessões Paralelas. Em cada sessão serão apresentados TRÊS trabalhos em até 30 minutos cada. O recomendado é que cada autor organize sua apresentação para a metade deste tempo - 15 minutos - para que os congressistas presentes possam debater e esclarecer dúvidas sobre o estudo apresentado. As Sessões serão Coordenadas por Professores Convidados que, além de dirigir o debate, estarão orientados a (i) garantir sincronia entre as várias sessões, tarefa fundamental para que os assistentes possam mudar de sala conforme suas temáticas de interesse e (ii) a interromper a apresentação e ou discussão ao final dos 30 minutos previstos para o trabalho apresentado.
NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS na modalidade PAINEL:
O 8ºENAS tem dois momentos para a apresentação de trabalhos na modalidade Painel mas, ciente do curto espaço para a discussão de tantos trabalhos, disponibiliza espaço para que os painéis fiquem expostos antes e depois das sessões. Deste modo, solicitamos atenção para os horários destinados à fixação e retirada dos mesmos. A ideia, reiteramos, é que os congressistas conversem sobre os estudos em questão ao longo do evento e não somente no momento formal de sua apresentação que é de 1:30h. Para além deste espaço de diálogo, a apresentação dos PAINÉIS será realizada em pequenos grupos, organizados conforme afinidade temática, na qual cada autor terá 3(três) minutos para apresentar aos demais congressistas o resumo do estudo. As apresentações serão feitas em sequência, junto ao próprio Painel, e ao final será aberto o debate, garantindo aos ouvintes a possibilidade de perguntar e ou comentar. As Sessões serão Coordenadas por Professores Convidados que estarão orientados a (i) dirigir/estimular o debate e, se necessário, (ii) interromper a apresentação se o tempo previsto for extrapolado para além do minuto de tolerância.
NÃO TEMOS TEMPLATE PARA A CONFECÇÃO DE PAINÉIS OU DA APRESENTAÇÃO ORAL.
AS ÚNICAS ORIENTAÇÕES CORRESPONDEM, RESPECTIVAMENTE, AO TEMPO PARA APRESENTAÇÃO e AO TAMANHO DO POSTER ( 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverão ter uma alça para pendurar). E .
NORMAS GERAIS PARA O ENVIO DE TRABALHOS:
O Encontro é especificamente voltado para a Teoria da Aprendizagem Significativa e os trabalhos apresentados deverão ser pertinentes ao tema, à proposta e aos objetivos do 8ºENAS.
As Sessões de Comunicação Oral e Painel serão organizadas de acordo com as temáticas mais frequentes para favorecer o debate, aprofundamento e articulação das diferentes pesquisas e/ou relatos de experiências. O Evento foi pensado como um espaço de interação entre os diferentes profissionais participantes para apresentação e discussão de relatos de experiência e de investigação, objetivando um estímulo ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de práticas educativas, investigativas e ao aprofundamento teórico da Teoria da Aprendizagem Significativa. Ressalta-se, portanto, que trabalhos fora da temática do Evento não serão aceitos.
As submissões são feitas exclusivamente através da plataforma. A submissão de trabalho está condicionada à inscrição de pelo menos um dos autores, paga conforme o perfil profissional. Esta taxa de inscrição não será devolvida em caso de não aceitação do trabalho. Lembramos que cada participante pode ser primeiro autor de no máximo dois trabalhos e que não são limitadas a participação como coautor.
MODALIDADES DE TRABALHOS:
Os trabalhos submetidos e aprovados pelo Comitê Técnico-Científico serão apresentados em sessões de:
-
Comunicação Oral: texto relativo a trabalho completo (07 a 08 páginas) como resultado final de pesquisa, artigo com desenvolvimento teórico e ou análise crítica da Teoria e de seu impacto no campo da investigação educativa e do contexto escolar;
-
VERSÃO FINAL => de 07 a 08 páginas
-
-
Painel: texto (05 a 06 páginas) relativo à pesquisa em andamento (resultados parciais) e ou relato de experiências de ensino claramente fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa.
-
VERSÃO FINAL => de 05 a 06 páginas
-
-
O Painel deve ser confeccionado com 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverão ter uma alça para pendurar.
ATENÇÃO: Em caso de trabalhos coletivos, os arquivos deverão ser enviados apenas pelo autor principal (ou inscrito) e conforme as normas abaixo especificadas.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:
Os textos submetidos às sessões de Comunicação Oral, devem contemplar relatos de pesquisas já finalizadas e deverão conter introdução, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências. Caso caracterizem-se como artigos teóricos devem conter introdução, desenvolvimento, discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências.
Os textos encaminhados para as sessões de Painel, mesmo quando apresentarem resultados parciais de pesquisa ou relato de experiências, apesar do menor número de páginas, devem ter organização similar aos textos submetidos como Comunicação Oral: introdução, objetivos, fundamentação teórica, metodologia, resultados e discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências.
Para estimular a participação de professores, inclusive os da Educação Básica, a Comissão Organizadora está prevendo uma sessão específica para relato de experiências.
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS:
ATENÇÃO: TRABALHOS FORA DA FORMATAÇÃO SOLICITADA NÃO SERÃO AVALIADOS/PUBLICADOS.
UTILIZAR esta MATRIZ para redação do trabalho a ser submetido: dowload
As duas modalidades de trabalho – Comunicação Oral (07 a 08 páginas) e Painel (05 a 06 páginas) – podem ser escritas e apresentadas em português ou espanhol e devem ser encaminhadas com:
Título do trabalho: digitado em caixa alta, negrito e letra Verdana em tamanho 10;
Autoria: anunciando – com letra Verdana, SEM negrito e caixa alta – nome (fonte 10), instituição e email (fonte 8) de todos os autores, um abaixo do outro;
Resumo e Abstract: até 200 palavras com letra Verdana em tamanho 9, espaço simples;
Palavras-chave e Keywords: de 3 a 5 palavras.
Demais orientações para a formatação para o corpo do texto (comunicação oral e painel):
-
Papel tamanho A4;
-
Margens superior e inferior = 2,5cm;
-
Margem esquerda = 2,5cm; - margem direita = 2,0cm;
-
Fonte VERDANA tamanho 10, sendo resumo, abstract, quadros e tabelas com fonte VERDANA tamanho 09;
-
Espaço entre linhas 1,5;
-
Alinhamento justificado;
-
Páginas SEM numeração;
-
Título em letra maiúscula e centralizado;
-
Nome do(s) autor(es) em letra maiúscula (fonte VERDANA, tamanho 10), sendo instituição (sigla) e e-mail (letra minúscula, fonte VERDANA, tamanho 08).
-
nome do(s) autor(es) e dados institucionais CENTRALIZADOS
-
-
Quadros, tabelas, gráficos e figuras devem seguir as normas do IBGE: as legendas dos quadros e tabelas devem ser colocadas ACIMA dos mesmos e, dos gráficos e figuras ABAIXO. Tanto o conteúdo como as legendas devem ser apresentados com fonte 09.
-
PAINEL: deve ser confeccionado com 80 cm de largura por 120 cm de altura e deverão ter uma alça para pendurar.
-
As referências deverão ser apresentadas conforme as Normas da ABNT em vigor.
ENVIO DE TRABALHOS:
Os trabalhos devem ser enviados junto com a inscrição e exclusivamente pelo item "INSCRIÇÕES" do menu, em arquivos salvos da seguinte maneira:
-
Comunicação Oral: arquivo nomeado “sobrenome do autorCORAL.doc.”. (EX: moreiraCORAL.doc).
-
Painel: arquivo nomeado “sobrenome do autorPAINEL.doc”. (Ex: moreiraPAINEL.doc)
ORIENTAÇÃO para o caso de submissão de 2 (dois) trabalhos:
Participantes que encaminharem dois trabalhos como autor principal (número máximo permitido) deverão fazê-lo em arquivos separados e numerando os arquivos ("sobrenomedoautorCORAL.1.doc"; "sobrenomedoautorCORAL.2.doc",). Essa orientação vale também para autores que submeterem artigos em modalidades diferentes como, por exemplo: (moreiraCORAL.1.doc e moreiraPAINEL.2.doc). Não há limite para submissão como coautor.
SELEÇÃO (avaliação) DOS TRABALHOS:
Serão aceitos somente trabalhos referentes à temática do Encontro e de acordo com as normas apresentadas. Os critérios de seleção dos textos levarão em conta a fundamentação teórica, a argumentação, a consistência e a coerência teórico-metodológica.
Todos os trabalhos serão analisados às cegas por dois pareceristas, ou seja, sem identificação do(s) autor(es). Aqueles aprovados por apenas um dos pareceristas serão submetidos a um terceiro parecerista, para desempate. Os resultados serão divulgados até o dia 31 de agosto de 2023 e os recursos poderão ser encaminhados à Comissão Técnico-Científica até 48 horas após a divulgação do parecer.
Os autores dos trabalhos não aprovados pelo Comitê Técnico-Científico não terão o valor da inscrição devolvida que, por sua vez, garante a sua participação no Evento.
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS NAS ATAS DO EVENTO:
A inclusão dos textos nos Anais 8ºENAS (a ser disponibilizado online) está condicionada à sua apresentação no Evento que, por sua vez, só poderá ser feita pelo autor principal ou por um dos co-autores inscritos.
UTILIZAR esta MATRIZ para redação do trabalho a ser submetido: download